VEREADOR MARCO ANTONIO VEIGA: Cumprimentando a todos, especialmente aos Funcionários Presentes. Tornou a comentar sobre um assunto envolvendo um Funcionário Público Municipal, um Ex Prefeito que em defesa de seu filho por problemas no ônibus escolar, houve algum desentendimento, para que seja buscado meios de conversas e encerre-se o caso. Salientou que pelo cargo que exerce como Vereador, identifica-se como um formador de Opiniões, o que o leva à Repudiar o comentário recente de um Candidato à Presidência, referir-se ao Agronegócio usando o termo “Fascista”. Ressaltou que entre os Vereadores, vários pertencem à essa classe trabalhadora, outros são comerciantes mais estão diretamente ligados ao Agronegócio, em um Município que tem sua economia predominantemente Agrícola, não tem como aceitar um comentário de um Ex Presidente que provavelmente nunca trabalhou em sua Vida, causou grande polêmica ao dirigir-se de forma desrespeitosa à uma das únicas classes trabalhadoras que não pararam durante a Pandemia, assim garantindo a economia do País. Parabenizou o Irajá Secretário de Educação, as Diretoras, Professoras, e demais envolvidos na Organização do festival cultural, onde houveram muita apresentações das Crianças, proporcionando um grande espetáculo. Agradeceu toda a equipe do Setor de Obras, pelos trabalhos executados na estrada dos Kotoviski, na comunidade de Estrela, atendendo a necessidade dos moradores locais. Assim encerrou desejando a todos uma boa noite.
VEREADOR JOÃO ISACARD BORBA: Cumprimentou o Presidente e demais Nobres Vereadores e ao público Presente. Agradeceu todo o Setor de Obras, pelos trabalhos executados na estrada dos Kotoviski, afirmando ter acompanhado e aprovado a qualidade do serviço. Estendeu seu agradecimento ao Prefeito Alan, pela construção do bueirão, entre as comunidades do Lavador e Mato Preto, atendendo sua Indicação e a demanda de uma grande quantidade de Usuários. Assim desejando a todos uma boa noite.
VEREADOR MARINALDO SCHIMIDT LEMES: Cumprimentando o Presidente, agradecendo à todos pela presença. Fez uma INDICAÇÃO VERBAL, através da qual “Solicitou ao Poder Executivo Municipal, para que através do Setor de Obras, realize um trabalho de patrolamento na estrada próxima à propriedade do Sr. Antonio Branco, na comunidade de Água Amarela de Cima, em direção à Boa Vista, na propriedade do Sr. Adão Kochoski, amiga morada do Sr. João Cordeiro. Justificou sua reivindicação afirmando que em visita na comunidade, constatou necessitar de um trabalho de manutenção, para garantir a estrada em condições trafegáveis”. Assim Concluiu desejando a todos uma boa noite agradecendo-os novamente pela presença.
VEREADOR NATÁLIO ZILDO FALCÃO: Iniciou sua fala agradecendo primeiramente a DEUS. Cumprimentando a todos os Presentes. Comentou sobre sua Indicação acatada anteriormente esta de grande valia, visando garantir segurança para as Crianças. Agradeceu ao Prefeito Alan, bem como a todos os Funcionários do Setor de Obras, pelo atendimento à uma Indicação de sua autoria, realizando um ótimo trabalho nas estradas da comunidade de Canta galo, ressaltando que na comunidade do Pedroso ainda faltam alguns pontos para serem concluídos, solicitando para que assim que for possível, o Setor de Obras volte para concluir. Encerrou desejando a todos uma boa noite.
VEREADOR ELISEU SCHMIDT DE OLIVEIRA: Cumprimentando o Presidente, demais vereadores, o Público internauta que acompanha através das redes sociais. Solicitou ao Secretário de Obras, para que dê uma atenção especial atendendo sua Indicação acatada anteriormente, destacando que é um trabalho fácil de ser realizado, no entanto de grande valia levando em consideração a necessidade de uma pessoa enferma que reside no local e frequentemente necessita ser levada para tratamento médico, o que tem se tornado difícil devido ao estado precário em que a referida estrada se encontra. Cumprimentou o Sr. Laercio Ferreira, candidato à Deputado Estadual, parabenizando-o pela sua coragem e determinação, desejando-o sucesso em sua jornada. Assim encerrou desejando a todos uma boa noite.
VEREADOR JOSÉ JOAREZ IUSVIAKI: Cumprimentando o Presidente, os Vereadores, bem como todos os demais Presentes. Iniciou sua fala comentando a respeito do horário de atendimento das Farmácias locais, citando que a Farmácia do Posto de Saúde, atende somente em horário comercial, e as particulares sequer têm um número de telefone disponível para atendimento ao Público, que ao ser atendido nos horários de plantões, são obrigados voltarem para suas casas sem medicamento. Sugeriu que na área externa do Posto de saúde, seja fixado um cartaz, com o número da Farmácia de plantão, e que esta esteja realmente comprometida em atender a População, ou que não haja mais plantão, afirmando que de nada resolve existir plantão, e não ser medicado, e sim que cada paciente ao invés de vir no Plantão, deixe para vir no dia seguinte, horário em que as farmácias estejam atendendo, ressaltando que seja encontrada uma solução que mude a forma de atendimento, para que a População seja atendida dignamente. Seguiu o comentário do Vereador Marco, sobre o perfil dos Candidatos à Presidência da República, sem nenhum plano de Governo, levando aos debates somente ofensas pessoais, e propostas infundadas usando como sempre a fragilidade da População “Pobre”, para se promoverem politicamente, discursando como principal projeto, dar esmolas para os Pobres, sem apresentar qualquer programa para tirá-los da pobreza, inclusive falando mal do Agronegócio, este que sempre trabalhou, sem nunca ter tido nenhum apoio de qualquer Governo que seja. Concluiu desejando a todos uma boa noite.
VEREADOR MARCO ANTONIO VEIGA (A PARTE): Opinou a respeito das Farmácia, para que fosse estipulado um cronograma de atendimento entre os Proprietário, compreendendo a dificuldade da manutenção obrigatória de um Farmacêutico presente nos horários de plantão, mas que deve ser levado em conta também a necessidade da População, que diante da situação é a parte mais prejudicada.
VEREADOR RICARDO WISNIESKI ALVES: Cumprimentando ao Público que assiste através das redes sociais, bem como o Público Presente. Fez um breve relato sobre a Indicação do Vereador José Joarez, recitando a Lei que dispõe sobre a faixa de domínio e limitações das estradas Municipais, cobrando do Poder Público que a Lei seja cumprida, pois devido a largura reduzida de algumas estradas, até mesmo o ônibus escolar tem dificuldade para passar, complementando que cabe aos Vereadores cobrar através de Indicações, mas a Execução dos trabalhos é exclusiva do Poder Executivo. Fez duas INDICAÇÕES VERBAIS, através das quais: *“Solicitou ao Poder Executivo, para que através do Setor de Obras realize com urgência um trabalho de melhorias, na estrada que dá acesso às propriedades de Claudio Radzikoski e Sra. Irene, na comunidade de Imbuial. Justificou a importância de sua Indicação reivindicando um direito Constitucional, o Direito de ir e vir, que não está sendo garantido, pois a estrada é de terra, e especialmente em dias chuvosos, a residência da referida Senhora fica sem condições de acesso”. **“Solicitou ao Poder Executivo, para que através do Setor de Obras conclua as melhorias que iniciou no acostamento na Pr.281, no distrito de Lagoa da Cruz. Justificou estar atendendo reivindicações de alguns moradores, afirmando que em alguns locais foi colocado um material e resolvido o problema, no entanto alguns pontos ainda não foi concluído. Solicita-se uma atenção especial, ao abrigo do ponto de ônibus em frente a propriedade do “Tigrão”, onde devido ao declive as águas da chuva invadem, causando transtornos aos usuários”. Quanto ao assunto do ônibus escolar novamente citado pelo Vereador Marco, envolvendo Ex prefeito, seu Filho, e motorista do ônibus, sugeriu que fosse ouvido ambos os envolvidos, para que se encerrasse esse assunto, assunto este que inclusive não é pertinente à ser tratado em uma sessão da Câmara de Vereadores. Leu o trecho da resposta do Poder Executivo, sobre seu Requerimento sobre o Poço artesiano da comunidade do Imbuial, no qual se compromete finalizar a Obra neste mês de Agosto, e é o que aguarda a População... Concluiu repetindo que o que compete aos Vereadores está sendo feito, cabe a cada Poder executar o que lhe compete, assim desejou uma boa noite a todos.
VEREADOR MARCO ANTONIO VEIGA (A PARTE): Confirmou que havia dito anteriormente em esclarecer os fatos, porque diante de uma simples discussão, houve até ameaças à um Funcionário Público, o que poderia se agravar ainda mais. Quanto aos estrago nas estradas, comentou ser uma questão de bom senso de alguns Agricultores, que costumam lavrar a terra até a beira da estrada, se ao contrário essa prática fosse respeitado um limite entre o plantio e a estrada, seria minimizado o Problema, inclusive diminuiria a erosão nos terrenos.
VEREADOR WILSON NAPOLEÃO GUENZE: Cumprimentando todos os Presentes, agradeceu-os pelo comparecimento, desejando-os uma boa noite
PRESIDENTE GILCIANO MOREIRA: Iniciou comentando sobre a questão das Farmácias, assunto abordado pelo Vereador José Joarez, tema que já foi trazido à Câmara, reunido os Proprietários das 03 (três) Farmácias existentes no Município, onde cada um expôs suas condições, e que segundo eles, o principal problema seria o alto valor a ser pago à um Profissional Farmacêutico para os dias de Plantões, o que inviabilizaria o atendimento. Sobre outro comentário dizendo para não existir Plantão, o que jamais poderia acontecer, pois esse sistema de atendimento é procurado por pacientes em situações de Emergências, e que após a consulta são medicados, ou encaminhados à tratamento em outras Cidades.
VEREADOR JOSÉ JOAREZ IUSVIAKI: Respondeu ao Presidente Gilciano dizendo para que seja prestado atenção em seu comentário, pois quando se referiu às Farmácias, é que para quem mora na Sede, certamente conhece todos os Proprietários das Farmácias, se torna fácil, diferentemente de quem reside no interior, e necessita de atendimento altas horas da noite, o Cidadão fica perdido sem ter sequer o número de telefone da farmácia plantonista. Afinal em reunião foi acertado de que á qualquer hora que alguém vier a procurar atendimento na farmácia de plantão, esta estaria pronta à atender. Quanto ao que comentou sobre não existir mais o Plantão, retratou-se dizendo que teria que ser mudado para um atendimento de melhor qualidade, onde todo Paciente atendido, fosse também medicado, para que não continue assim como está, os Pacientes sendo obrigados a voltar para sua casa somente com a Receita. Repetiu seu ponto de vista de que se houver um cartaz informando o Número da Farmácia de plantão, e para que assim precisar, o próprio atendente ligara para a Farmácia intermediando o Diálogo seria uma atitude de grande valia. Ressaltou que sua fala em certas ocasiões são mal interpretadas, outras vezes são mal aceitas porque muitas delas ofendem aqueles que estão no Poder, e talvez não gostem de ouvi-las, o que continuará fazendo, se for para reivindicar direitos da População que estão sendo violados.
PRESIDENTE GILCIANO MOREIRA: Concordando como Vereador José Joarez quando disse ser Função de todos os Vereadores, Legislar em prol da População, razão pela qual foram eleitos, enfim não defender este ou aquele, garantindo que pode contar com o trabalho dele como Presidente, para estar sempre ao lado dos interesses da População, mas que certas horas, tem entendido que alguns comentários são direcionados à sua pessoa, com intenções Políticas, especialmente no tocante ao Setor de Saúde.
VEREADOR JOSÉ JOAREZ IUSVIAKI (A PARTE): Parabenizou o Presidente garantindo que pode contar consigo, pois estará durante toda sua Vereança, defendendo a causa pela qual foi eleito, garantir à População principalmente os direitos essenciais à Vida.
PRESIDENTE GILCIANO MOREIRA: Afirmou seu compromisso em representar a População em quaisquer circunstancias, dizendo que quando há algum tipo de questionamento ou alguma divergência de pensamento, deve ser sempre para que cada possível erro seja corrigido e melhorado. Encerrou nominando todos os Presentes, agradecendo-os pela presença, declarando encerrada a presente sessão, marcando a próxima para o dia 05 (cinco) de Setembro de 2022 às 19 horas.