Resumo (29ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 18/08/2025 - 19:00
Encerramento: 18/08/2025 - 19:45



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Ricardo Wisnieski Alves / SD
Vice-Presidente: Jurandir Ferreira Alves / PP
Segundo-Secretário: Marcos Aurélio Húpalo / PP
Primeira Secretária: Marcia de Pauli / PP



Lista de Presença na Sessão
Cleverson Reinaldo Machiavelli / SD
Emerson José Barão / PODE
Félix Marcos Pietraski / PODE
João issacard Borba / PSD
Jurandir Ferreira Alves / PP
Marcia de Pauli / PP
Marcos Aurélio Húpalo / PP
Marinaldo Schmidt Lemes / PSD
Ricardo Wisnieski Alves / SD






Expedientes
Abertura da Sessão:

ATA NUMERO DOIS MIL E CENTO E SETE (2107) ao Décimo Oitavo dia do mês de Agosto de dois mil e vinte e cinco, às dezenove horas. Reuniram-se na sede da Câmara Municipal de Antonio Olinto, para a presente Sessão, todos os Nobres Vereadores conforme assinatura no livro de presenças.  O Presidente Ricardo Wisnieski Alves, declarou aberta a presente Sessão evocando a Proteção de Deus.

Apreciação da Ata da Sessão anterior:

Ata nº2106, da Sessão Ordinária nº 27 ocorrida no dia 11 de Agosto de 2025, Aprovada sem retificações.

Breves Comunicações:

VEREADOR JURANDIR FEREIRA ALVES: Cumprimentou o Presidente, demais vereadores, todos os Presentes, bem como ao Público Internauta. Iniciou falando que as questões Políticas já estão superadas, porém verdades precisam serem ditas, ressaltando que no ano 2023, optou por deixar o cargo de Vice Prefeito para assumir a Secretaria Municipal de Saúde, e como tal, o Secretário assina junto com o Prefeito pelo Orçamento da Pasta, e devido à falta de comprometimento do Prefeito Alan Jaros em cumprir com o que foi combinado, que inclusive foi o agravante para seu afastamento do cargo no final do ano de 2023, época em que houve um grande avanço na área da Saúde, graças à toda Equipe à qual disse ser eternamente grato. Salientou afirmando que o seu bom desempenho e a consequente evolução da Pasta no Município desagradou o Prefeito, e inclusive seu afastamento à pedido foi usado pelo Prefeito Alan no Pleito Eleitoral, que dizia tê-lo exonerado por estar gastando demais e que iria “quebrar o Município”, na tentativa de prejudica-lo politicamente, em atitude covarde e equivocada. Equívoco comprovado considerando a Aprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado. Repetiu que em sua Gestão não houve economia na Secretaria da Saúde, pois em Saúde não deve-se economizar, pois é a vida da População que está em jogo, assim conseguiu atender à todos sem qualquer distinção de lado Político. Concluiu dizendo que sua explanação foi uma espécie de desabafo pela agressão política sofrida na época.

Correspondências Recebidas:

 

* Oficio 23/2025 de autoria do Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Antonio Olinto convidando para a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e múltipla;

* Encaminha Requerimento 09/2025 de autoria dos Vereadores; Emerson Jose Barão, João Issacard Borba e Marinaldo Schimidt Lemes, requerendo informações do Poder Executivo.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Cleverson Reinaldo Machiavelli / SD
Emerson José Barão / PODE
Félix Marcos Pietraski / PODE
João issacard Borba / PSD
Jurandir Ferreira Alves / PP
Marcia de Pauli / PP
Marcos Aurélio Húpalo / PP
Marinaldo Schmidt Lemes / PSD
Ricardo Wisnieski Alves / SD



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Decreto Legislativo nº 1 de 2025
Turno: Único
Autor: CFOCM - COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E CONTAS DO MUNICÍPIO
Número de Protocolo: 121
"DISPÕE SOBRE AS CONTAS DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE ANTONIO OLINTO/PR, REFERENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2023, DE RESPONSBILIDADE DO GESTOR ALAN JAROS"
Aprovada por unanimidade
2 - Indicação Verbal nº 65 de 2025
Turno: Único
Autor: Marinaldo Schmidt Lemes
Número de Protocolo: 131
Solicitando ao Poder Executivo que, através do Setor Competente, seja providenciada a manutenção e limpeza das valetas de drenagem “mata-burro” localizados na região da Água Amarela de Cima. A solicitação tem por objetivo melhorar as condições de tráfego, garantindo mais segurança e comodidade aos moradores, produtores rurais e demais cidadãos que utilizam diariamente as vias da região. A manutenção preventiva e a limpeza dos mata-burros são fundamentais para evitar acidentes, preservar as estradas vicinais e assegurar o bom escoamento da produção agrícola.
Aprovada pelo Presidente
3 - Indicação Verbal nº 66 de 2025
Turno: Único
Autor: Marcos Aurélio Húpalo
Número de Protocolo: 132
Solicitando ao Poder Executivo que, através do Setor Competente, seja realizado um estudo para a implantação de iluminação pública no trajeto que liga a cidade até a Igreja Ucraniana, região bastante utilizada pela população para a prática de caminhadas e que também integra o centro histórico do município. A solicitação busca oferecer maior segurança e conforto aos munícipes que utilizam o trajeto, especialmente no período noturno, além de valorizar o patrimônio cultural e turístico representado pela Igreja Ucraniana. A iluminação adequada contribuirá para o incentivo ao lazer, a preservação do centro histórico e o fortalecimento da identidade cultural da comunidade.
Aprovada pelo Presidente
4 - Indicação Verbal nº 67 de 2025
Turno: Único
Autor: Félix Marcos Pietraski
Número de Protocolo: 133
Solicitando ao Poder Executivo que, através do Setor Competente, seja providenciada a troca da cobertura do ponto de ônibus localizado na região da Lagoa da Cruz, em frente à propriedade do senhor conhecido como Tigrão, tendo em vista que um galho de eucalipto caiu sobre a estrutura, ocasionando a quebra das folhas de telhas existentes. A solicitação tem por objetivo garantir melhores condições de segurança e conforto aos usuários do transporte público, que utilizam diariamente o referido ponto. A reposição da cobertura evitará transtornos em dias de chuva e sol intenso, proporcionando maior dignidade e proteção à população que aguarda o transporte coletivo naquele local.
Aprovada pelo Presidente