Resumo (14ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 14/04/2025 - 19:00
Encerramento: 14/04/2025 - 20:10



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Segundo-Secretário: Marcos Aurélio Húpalo / PP
Vice Presidente: Jurandir Ferreira Alves / PP
Primeira Secretária: Marcia de Pauli / PP



Lista de Presença na Sessão
Cleverson Reinaldo Machiavelli / SD
Emerson José Barão / PODE
Félix Marcos Pietraski / PODE
João issacard Borba / PSD
Jurandir Ferreira Alves / PP
Marcia de Pauli / PP
Marcos Aurélio Húpalo / PP
Marinaldo Schmidt Lemes / PSD






Expedientes
Abertura da Sessão:

ATA NUMERO DOIS MIL E NOVENTA E DOIS (2092) ao Décimo Quarto dia do mês de Abril de dois mil e vinte e cinco, às dezenove horas. Com a presença dos Nobres Vereadores, exceto a ausência do Vereador Ricardo, justificada anteriormente. Reuniram-se na sede da Câmara Municipal de Antonio Olinto, para a presente Sessão. Vice Presidente Jurandir Ferreira Alves, declarou aberta a presente Sessão evocando a Proteção de Deus.

Apreciação da Ata da Sessão anterior:

Ata nº2091, da Sessão Ordinária nº 12 ocorrida no dia 07 de Abril de 2025, Aprovada sem retificações.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Cleverson Reinaldo Machiavelli / SD
Emerson José Barão / PODE
Félix Marcos Pietraski / PODE
João issacard Borba / PSD
Jurandir Ferreira Alves / PP
Marcia de Pauli / PP
Marcos Aurélio Húpalo / PP
Marinaldo Schmidt Lemes / PSD



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária Poder Executivo nº 7 de 2025
Turno: Segundo
Autor: Fabio Staniszewski Machiavelli - Prefeito Municipal
Número de Protocolo: 72
”AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA IMPORTÂNCIA DE ATÉ R$ 198.735,48 (CENTO E NOVENTA E OITO MIL E SETECENTOS E TRINTA E CINCO REAIS, E QUARENTA E OITO CENTAVOS).
Aprovada por maioria simples
2 - Requerimento nº 6 de 2025
Turno: Único
Autor: Emerson José Barão
Número de Protocolo: 76
1) Em qual fase se encontra o desenvolvimento no Município de Antonio Olinto do Programa Estadual Infância Feliz que busca a destinação de 1,3 milhões de reais para a construção de uma creche no Município? 2) Favor informar o número de crianças atendidas em creches municipais e bem como o número de crianças em lista de espera, separado por localidades.
Aprovada por maioria absoluta
3 - Requerimento nº 7 de 2025
Turno: Único
Autor: Emerson José Barão
Número de Protocolo: 77
1) Quais são os recursos financeiros existentes em caixa do Município destinados em programa/convênio da Itaipu Binacional? Informar a data da transferência para os cofres municipais e bem como o valor nominal de depositado na conta do Município e os rendimentos de juros desde a transferência para o Município. 2) Em qual estágio se encontra o processamento da utilização dos referidos recursos financeiros? 3) Qual é o prazo para utilização do referido recurso?
Aprovada por maioria absoluta
4 - Indicação Verbal nº 35 de 2025
Turno: Único
Autor: João Issacard Borba
Número de Protocolo: 78
Solicitando ao Poder Executivo que, através do Setor Competente, para que seja revisada a quantidade de Lâmpadas queimadas na Quadra de Esportes, da Escola da comunidade do Butiá. Afirmou que o Espaço é amplamente utilizado por Crianças e Jovens especialmente do ambiente Escolar, bem como à prática de aulas de Educação Física, no entanto a falta de iluminação adequada tem limitado seu uso, além de representar riscos à integridade física dos frequentadores.
Aprovada pelo Presidente
5 - Indicação Verbal nº 36 de 2025
Turno: Único
Autor: Marinaldo Schmidt Lemes
Número de Protocolo: 79
Solicitando ao Poder solicitar ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que sejam disponibilizados de forma contínua e suficiente os medicamentos utilizados no controle da hipertensão arterial à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Considerando o alto número de munícipes hipertensos e a importância do tratamento regular para evitar complicações graves, é fundamental garantir o acesso a esses medicamentos nas unidades básicas de saúde do Município." A presente indicação tem como objetivo atender a uma demanda essencial da população, especialmente das camadas mais vulneráveis, que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento contínuo da hipertensão arterial. Ressaltou que a hipertensão é uma das doenças crônicas mais prevalentes no Brasil, sendo um fator de risco significativo para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O tratamento adequado, com uso regular de medicamentos, é fundamental para manter a pressão arterial sob controle e evitar complicações que sobrecarregam o sistema de saúde.
Aprovada pelo Presidente