Resumo (8ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 24/02/2025 - 19:00
Encerramento: 24/02/2025 - 19:30



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Ricardo Wisnieski Alves / SD
Vice-Presidente: Jurandir Ferreira Alves / PP
Segundo-Secretário: Marcos Aurélio Húpalo / PP
Primeira Secretária: Marcia de Pauli / PP



Lista de Presença na Sessão
Cleverson Reinaldo Machiavelli / SD
Emerson José Barão / PODE
Félix Marcos Pietraski / PODE
João issacard Borba / PSD
Jurandir Ferreira Alves / PP
Marcia de Pauli / PP
Marcos Aurélio Húpalo / PP
Marinaldo Schmidt Lemes / PSD
Ricardo Wisnieski Alves / SD






Expedientes
Abertura da Sessão:

ATA NUMERO DOIS MIL E OITENTA E SEIS (2086) ao Vigésimo Quarto dia do mês de Fevereiro de dois mil e vinte e cinco, às dezenove horas. Com a presença total dos Nobres Edis, conforme assinatura no livro de Presenças. Reuniram-se na sede da Câmara Municipal de Antonio Olinto, para a presente Sessão. Presidente Ricardo Wisnieski Alves, declarou aberta a presente Sessão evocando a Proteção de Deus.

Apreciação da Ata da Sessão anterior:

Ata nº2085, da Sessão Ordinária nº7 ocorrida no dia 17 de Fevereiro de 2025, Aprovada sem retificações.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Cleverson Reinaldo Machiavelli / SD
Emerson José Barão / PODE
Félix Marcos Pietraski / PODE
João issacard Borba / PSD
Jurandir Ferreira Alves / PP
Marcia de Pauli / PP
Marcos Aurélio Húpalo / PP
Marinaldo Schmidt Lemes / PSD
Ricardo Wisnieski Alves / SD



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 19 de 2025
Turno: Único
Autor: Cleverson Reinaldo Machiavelli
Número de Protocolo: 50
Ao Poder Executivo, através dos Setores Competentes, para que sejam realizadas as seguintes melhorias na capela mortuária do Cemitério Municipal. JUSTIFICATIVA: Justificou a importância da presente Indicação, como forma de melhor atender a População que em momento fragilizada pela perda de um Membro da Família, precisa ocupar o referido Espaço. Ressaltou que devido ao desgaste natural de uso, móveis internos precisam ser substituídos, outros precisam ser comprados como Sofás para dar mais comodidade às Pessoas que velam durante uma noite toda seus Ente Queridos. Além de serviços de reformas e Manutenções
Aprovada pelo Presidente
2 - Indicação Verbal nº 20 de 2025
Turno: Único
Autor: Marcos Aurélio Húpalo
Número de Protocolo: 53
solicitando ao Poder Executivo, para que através da Secretaria Municipal de Obras, seja feito um trabalho de reestruturação na cabeceira da ponte, na estrada da comunidade da Estrela, à qual dá acesso à comunidade de Santos Andrade. Justificou a importância da presente Indicação, afirmando estar atendendo reivindicações dos Moradores locais, os quais relatam que devido ao problema na ponte, não conseguem trafegar com caminhões e máquinas agrícolas.
Aprovada pelo Presidente
3 - Indicação Verbal nº 21 de 2025
Turno: Único
Autor: João Issacard Borba
Número de Protocolo: 54
solicitando ao Poder Executivo, para que através da Secretaria Municipal de Obras, seja feito um trabalho de reestruturação em um bueiro, no trecho da estrada Principal, próximo à propriedade da Família Beck na estrada da comunidade do Butiá. Justificou a importância da presente Indicação, afirmando estar atendendo reivindicações dos Moradores locais, especialmente os Produtores Agrícolas, os quais relatam têm dificuldade de Acesso às lavouras, bem como escoar suas safras
Aprovada pelo Presidente
4 - Indicação Verbal nº 22 de 2025
Turno: Único
Autor: João Issacard Borba
Número de Protocolo: 55
solicitando ao Poder Executivo, para que medidas sejam tomadas, à respeito da água tratada na comunidade do Lavador. Justificou a importância da presente Indicação, afirmando que um número expressivo de Famílias estão sem água em suas propriedades desde Sexta feira, e o problema já vem se estendendo por longo período. Ressaltou que soube através de um Servidor que vem da comunidade do Butiá atende a referida comunidade, relatando ainda que devido às frequentes quedas de energia, o sistema não religa automaticamente, causando todo esse problema.
Aprovada pelo Presidente
5 - Indicação Verbal nº 23 de 2025
Turno: Único
Autor: Marinaldo Schmidt Lemes
Número de Protocolo: 56
solicitando ao Poder Executivo, para que através do Setor de Obras, viabilize a construção de uma ponte na conhecida “ponte dos Pimenta”, na comunidade de Água Amarela do Meio. Justificou a importância da presente Indicação, devido às fortes chuvas dos últimos tempo haver arrastado a ponte que existia no local, impossibilitando o tráfego à População. Sugeriu ainda que fosse instalado um “Bueirão”, sistema usado em várias outras comunidades do interior do Município, e demonstrou bastante eficácia.
Matéria não votada
6 - Indicação Verbal nº 24 de 2025
Turno: Único
Autor: Cleverson Reinaldo Machiavelli
Número de Protocolo: 57
solicitando ao Poder Executivo, para que através do Setor de Obras, realize um amplo trabalho de reestruturação, em toda extensão da estrada principal desde a Sede do Município, até a na comunidade do Butiá. Justificou a importância da presente Indicação, relatando que passou pela referida estrada, porém constatou a necessidade de melhorias em vários pontos, o que requer que seja avaliado pelo Setor de Obras.
Matéria não votada
7 - Indicação Verbal nº 25 de 2025
Turno: Final
Autor: Marcos Aurélio Húpalo
Número de Protocolo: 58
solicitando ao Poder Executivo, para que seja oficiada a SANEPAR, responsabilizando-a pelas frequentes situações de falta de água na Sede do Município. Justificou afirmando que esteve em um evento em Curitiba, onde foi relatada esta questão, exposto que é um problema antigo, com inúmeras reclamações, onde foi combinado que seria tomado as devidas providências, porém nada foi feito.
Matéria não votada
8 - Indicação Verbal nº 26 de 2025
Turno: Final
Autor: Marcos Aurélio Húpalo
Número de Protocolo: 59
solicitando ao Poder Executivo, para que através do Setor Competente, seja providenciada com a máxima urgência, a manutenção ou substituição do aparelho de telefonia de linha Fixa, no Pronto Atendimento na Sede do Município. Justificou afirmando que se trata de um serviço de extrema necessidade, devido à grande parte da População não dispor de aparelhos com Aplicativo, e depender unicamente de telefones de linha. Ressaltou ainda que a própria Secretaria de Saúde conta com esse serviço para marcação de exames e consultas de Pacientes em outras Cidades, o que justifica a extrema urgência no atendimento à presente Matéria. No aguardo da atenção, por se tratar de serviço essencial à saúde Pública e relevância da matéria, e certo de contar com a vossa compreensão, renovamos votos de estima e apresso.
Matéria não votada